segunda-feira, 2 de março de 2015

[Opinião] Angelologia - Danielle Trussoni

Título: Angelologia
Autoria: Danielle Trussoni
Editora: Editorial Presença
Nº de Páginas: 586
Classificação: 1/5

Sinopse: Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procura dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Mas conseguirá ela resistir ao imenso poder dos nefilins e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página




Opinião: Neste momento o meu mundo literário encontra-se extremamente ativo, talvez num dos seus picos de atividade ao longo de todo o ano, contudo as minhas leituras neste momento, por forças superiores, focam-se sobretudo no meu plano profissional/educacional ficando por isso excluídos aqui deste meu cantinho. Para além disso a minha outra leitura lúdica é daquelas que considero "pesada", sendo uma leitura muito vagarosa e foi por essa mesma razão que decidi pegar neste livrinho, que estava cá pela minha biblioteca desde os seus tempos de glória, quando toda a gente andava a ler livros sobre anjos e vampiros e outras criaturas sobrenaturais. Enfim, supostamente devia ser a minha leitura leve, o meu escape nos dias cansativos no entanto isso não aconteceu.
Sinceramente não sei como o consegui acabar de ler.
A premissa tem bastante potencial mas Trussoni deitou-o todo pelo cano abaixo. Desde uma escrita um tanto pseudointelectual, no sentido em que há uma tentativa de usar um vocabulário enriquecido mas a construção das frases é algo confusa dando a impressão que estão a tentar vender um produto dos trezentos como um produto de alta qualidade; personagens que não me conquistaram minimamente e um enredo "sem sal".
Contextualizando a sua publicação dentro do cenário literário da altura, alguém pensou que misturar "O Código Da Vinci" com a loucura por elementos sobrenaturais que naquele tempo se vivia seria uma boa fórmula para o sucesso; é quase palpável a ambição de construir um franchise à volta desta história, pela maneira como está escrito há uma constante "piscadela de olho" a uma série literária e a uma adaptação cinematográfica.´
Nas minhas navegações por este mundo fora descobri que realmente há uma sequela e escusado será dizer que não tenho as mínimas intenções de a ler
Talvez esteja a ser demasiado severa? Apenas sei que sempre que pensava em ler este livro, perdia toda a minha vontade de o fazer instantaneamente, e isso, meus amigos, é a pior coisa que um livro me pode fazer.


Boas Leituras! :)

2 comentários:

  1. Olá,
    Concordo contigo em tudo e não estás a ser severa.
    Eu também li o livro (ou tentei porque não li as últimas 200 páginas). Que me lembre apenas desisti de 2 livros e este foi uma das desistências. Desisti porque lia 2 páginas e tinha que mudar de livro, a leitura não estava a fluir e acabei por deixar de lado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Posso garantir que não perdeste nada, só não fiz o mesmo porque detesto formar uma opinião acerca de uma obra que não conheça por inteiro.
      Beijinhos e Boas Leituras :)

      Eliminar