quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

[Opinião] Inferno - Dan Brown

Título: Inferno
Autoria: Dan Brown
Editora: Bertrand Editora
Nº de Páginas: 551
Classificação: 3/5


Sinopse: «Procura e encontrarás.»


É com o eco destas palavras na cabeça que Robert Langdon, o reputado simbologista de Harvard, acorda numa cama de hospital sem se conseguir lembrar de onde está ou como ali chegou. Também não sabe explicar a origem de certo objeto macabro encontrado escondido entre os seus pertences.

Uma ameaça contra a sua vida irá lançar Langdon e uma jovem médica, Sienna Brooks, numa corrida alucinante pela cidade de Florença. A única coisa que os pode salvar das garras dos desconhecidos que os perseguem é o conhecimento que Langdon tem das passagens ocultas e dos segredos antigos que se escondem por detrás das fachadas históricas.

Tendo como guia apenas alguns versos do Inferno, a obra-prima de Dante, épica e negra, veem-se obrigados a decifrar uma sequência de códigos encerrados em alguns dos artefactos mais célebres da Renascença - esculturas, quadros, edifícios -, de modo a poderem encontrar a solução de um enigma que pode, ou não, ajudá-los a salvar o mundo de uma ameaça terrível…

Passado num cenário extraordinário, inspirado por um dos mais funestos clássicos da literatura, Inferno é o romance mais emocionante e provocador que Dan Brown já escreveu, uma corrida contra o tempo de cortar a respiração, que vai prender o leitor desde a primeira página e não o largará até que feche o livro no final.



Opinião: Robert Langdon... So we meet again.
Este já é meu terceiro encontro com esta personagem peculiar, um encontro que demorou a acontecer visto que tinha este livrinho na minha biblioteca desde que foi publicado.
Desta vez encontramos o professor Langdon num hospital, num estado amnésico, numa situação algo confusa.
Desde logo deparei-me com uma personagem que me gritava no meu subconsciente "LISBETH SALANDER!!!" No meio de uma tremenda confusão e de uma sucessão de eventos, Langdon encontra a sua bondgirl desta aventura; a doutora Sienna Brooks, a "típica" jovem atraente e inteligente que acaba inevitavelmente por ter um fraquinho pelo professor a que Brown já nos habituou. 
A grande parte da ação ocorre em Florença, onde somos levados a passear e a conhecer alguns dos seus lugares mais célebres, o que claro, fez com que eu tivesse uma vontade enorme de apanhar o primeiro voo para lá.
Há vários aspetos que me cativaram nesta obra, para além das descrições de fazer inveja da cidade, todos os factos históricos e neste caso específico sobre Dante e a sua Divina Comédia ( tenho mesmo que ler essa obra, nem que seja a última coisa que faça) é o que mais me agrada nas obras de Dan Brown. Gostei bastante de este livro se debruçar sobre as problemáticas que afetam a Humanidade em especial a sobrepopulação apesar de ser absolutamente aterrador e de praticamente me desencadear uma crise existencial daquelas que me deixam paralisada sem saber que rumo dar à minha vida durante uns bons tempos. Não sei se serei apenas eu, mas acho imensa piada ao facto de um professor universitário e importante simbologista usar um relógio do Rato Mickey e este objeto ser de facto como o "cobertor" de segurança das crianças.
No entanto, esta obra não passou de medíocre uma vez que se trata de exata mesma fórmula dos livros anteriores: o cenário e o assunto diferem, mas a história e as personagens são iguais e isto, na minha opinião, no primeiro e no segundo livro não me incomoda mas a partir começa a cansar e quando ouço os rumores de que haverá 12 livros começo a questionar quem terá paciência para tanta repetição. Para além disso, a história não precisava de tantas voltas e reviravoltas, especialmente para um desfecho bastante previsível. Por fim não gostei muito do uso que o autor deu a Sienna no sentido em que a usou para preencher todos os buracos da história, tudo bem que é uma mulher prodigiosa e versátil mas daí a adaptar-se a todas as situações possíveis e imagináveis e de estar envolvida em tudo e mais alguma coisa vai um passo grande.

Resumindo e concluindo, tudo bem Dan Brown que descobriste a chave para o sucesso mas inovar não te fazia mal nenhum.

Boas leituras! :)

4 comentários:

  1. Olá
    A tua última frase diz tudo o que eu acho sobre este escritor, falta-lhe a inovação, por isso apesar de ter aqui alguns livros dele na minha biblioteca não consigo pegar-lhes. Quem sabe um dia. O livro que estás a ler agora Pensa um núm3ro dizem que é muito bom eu tenho ainda não o li depois quero ler a tua opinião.
    Beijocas e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Ou Dan Brown muda muito ou então dou por terminada a minha relação com ele, quem leu um livro dele já não precisa de ler os outros visto que são a mesma história com uma "roupa" diferente. O Pensa num núm3ro foi-me recomendado por várias pessoas por isso tenho expectativas bastante altas.
    Boas Leituras! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Eu também já li alguns livros de Dan Brown e concordo contigo. Os livros não trazem nada de novo e acho-os um bocado aborrecidos. Já desisti de acompanhar a série protagonizada por Robert Langdon.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pelo que tenho visto muita gente tem a mesma opinião por isso penso que se continuar assim ele perderá o sucesso que tem vindo a ter.
      Boas leituras :)

      Eliminar